Rádio Rama - FM 87,9
Ranking: O Melhor Intérprete Sertanejo

 Fala galera, cá estou eu inaugurando mais um quadro do nosso site, o Ranking.

Aí você me pergunta: Mas o que seria o Ranking??

Bem, vou fazer periodicamente um ranking elegendo, na minha opinião, obviamente, os melhores de uma certa categoria da música sertaneja. Estou aberto à sugestões, e é claro, críticas. Afinal, será impossível alguém ter exatamente a mesma opinião que a minha. Enfim, os comentários estão aí para isso. Dependendo do assunto e do espaço que o mesmo abrange, posso fazer um Top 5 ou um Top 10.

Hoje, para a estreia, preparei um dos mais polêmicos: Melhor intérprete.

Só deixando claro, só entrarão neste ranking os artistas da nova geração homens. Seria difícil e injusto mesclar  com artistas históricos e mulheres. Enfim, farei do início do aparecimento de Bruno & Marrone e Edson & Hudson, chegando até o mercado atual.

Bem, vamos lá!

 

10º Lugar – Fabiano (César Menotti & Fabiano)

Sim, o gordinho está entre os finalistas. Dono de um alcance impressionante, um dos mais altos da lista. Só não ficou numa posição melhor por não ter uma das vozes mais audíveis. Mesmo assim, consegue flutuar do agudo para o grave como poucos. E o mais impressionante, mesmo berrando essas notas altíssimas, nunca tive notícia do Fabiano rouco. O cara é foda!

 

9º Lugar – Filipe Labret (Paulo Victor & Filipe)

Para muitos, um desconhecido. Mas é impressionante o que esse menino canta. Sua dupla entrou no casting da Audiomix um tempo atrás, e pra mim, é uma questão de tempo ele ser reconhecido como um dos melhores intérpretes. Suavidade, com impressionante alcance, sem tentar imitar ninguém. O video abaixo é a versão acústica que Jorge & Mateus receberam, e decidiram gravar a música “Logo Eu”. Olhem, que bacana, ele usando o falsete e depois soltando a voz nos refrões:

 

 

8º Lugar – Léo Chaves (Victor & Leo)

Talvez seja um pouco controverso, pois para muitos ele é um coadjuvante do Victor. Mas é um absurdo o que esse cara canta. Sem gritaria, sempre com muito controle, e um grande alcance. Vi uma vez uma entrevista do Renato Teixeira elogiando a capacidade vocal do Leo, e comecei a prestar mais atenção. Realmente é impressionante a afinação e a facilidade de cantar em tons altíssimos que ele possui.

 

7º Lugar – Jorge (Jorge & Mateus)

Sei que vou ouvir muita chiadeira: O Jorge está apenas em sétimo??? Sim. Ter a voz  mais bonita não é sinônimo de ser o melhor cantor. A voz do Jorge é a mais comercial do Brasil. TUDO o que ele canta é muitíssimo bem aceito, e talvez, se eu pudesse escolher uma voz para ter, seria a dele. Mas tenho que tentar analisar friamente cada um. O cara inovou o mercado sertanejo: apareceu em uma época que o agudo chorado dominava, e após ele, apareceram dezenas de cantores tentando imita-lo. Talvez daqui alguns anos, ele fique marcado pela bela e diferente voz, assim como o Matogrosso. Mas tudo em suas devidas proporções. O motivo de ele não estar mais a frente no ranking é apenas eu achar que ele não faz um estrago tão grande com voz e violão quanto os próximos selecionados.

 

6º Lugar – Gusttavo Lima

Esse é um dos que sem dúvida, com apenas um violão, faz um estrago. Alcança tons impressionantes com grande facilidade. Já vi ele, rouco, cantando “É o Amor”, no tom original. É de arrepiar. Não há muito o que falar, ele já é consagrado pela bela voz, e há vários vídeos dele na internet que comprovam o que eu falo.

 

5º Lugar – Fred Liel

Talvez um desconhecido para muitos. Mas dá uma pesquisada nesse nome, por favor. Ex Fred & Gustavo, e agora começando carreira solo, é uma das mais belas vozes que já ouvi na vida. Acompanho a carreira dele desde o tempo em que ele formava a dupla Diego & Diliel, com o Diego Damasceno. E parece que com o tempo a qualidade vocal do cara só aumenta. Quer uma pequena amostra? Dá uma conferida:

Ele sempre posta no Instagram vídeos dele cantando voz e violão, vale a pena dar uma conferida: https://instagram.com/fred_liel/

 

 

4º Lugar – Cristiano Araújo

Não, isso não se trata de uma homenagem. O cara tá aqui porque ele realmente era foda. Simplesmente uma tremenda voz. Ele preenchia as músicas de uma maneira incrível, alcançava tons inacreditáveis, dava uma aula de interpretação principalmente nas músicas românticas e ofuscava qualquer um que cantava com ele. Sem dúvidas, uma das mais doloridas e traumáticas perdas da nossa música.

 

 

3º Lugar – Belutti (Marcos & Belutti)

Antes mesmo de eu começar a escrever, eu já tinha os três primeiros colocados na cabeça. Só não sabia como ordena-los. Enfim, pensando e pesquisando, decidi colocar o Belutti em terceiro lugar, apenas por uma questão de bagagem. Mas talvez seja o cara que eu mais gosto de ver cantar. É mais ou menos uma mistura da voz do Bruno e do Edson. Ele tem aquela rasgada violenta, canta em qualquer tom, e é reconhecido por todos do gênero com um dos melhores. Neste último trabalho acústico, foi mais fácil perceber a qualidade vocal que ele tem. Portanto, é um terceiro lugar, mas poderia muito bem ser segundo ou primeiro.

 

2º Lugar – Edson (Edson & Hudson)
Tudo nas suas devidas proporções, o cara é quase um Xororó. Nenhum desta lista alcança os tons que ele alcança, nem mesmo o próximo colocado. Ele cantando “Se Deus me Ouvisse”, com o próprio Xororó, é algo de se admirar. Não usou falsete em nenhum momento, foi tudo no gogó. Talvez uma das maiores vozes da história da música sertaneja. Veja o vídeo do qual eu falei, é emocionante:

 

 

1º Lugar – Bruno (Bruno & Marrone)

Monstro. Só dá pra dizer isso. Ele usa a rasgada como ninguém, e tem uma rouquidão natural, que faz dele o número um.  Não vou me estender muito, vou deixar apenas um vídeo que ilustra um pouco o que penso sobre ele:

 

 

Então é isso galera, fico por aqui com nosso primeiro Ranking. Como já falei, aceito qualquer tipo de divergência quanto às minhas escolhas. Volto em breve com o próximo!


comments powered by Disqus

2013 - RÁDIO FAMA FM 87,9
Rua José Pedro da Costa nº479, Qd.33 - A lote 14 - Sala 02
Setor Centro-Oeste - Goiânia/Goiás - CEP 74.560-465
Fone:(62)-3996-3969

Desenvolvido pelo Portal RCN Ltda.